Apoio Domiciliário

Equipa jovem e especializada, que trabalha diariamente para a melhoria da qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos seus clientes, através da prestação de um vasto conjunto de serviços adequados às necessidades e preferências de cada cliente, que o acompanha 365 dias por ano, em horário alargado, no concelho de Peniche.

 


APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA


 

CUIDADOS DE HIGIENE PESSOAL DE CONFORTO

  • Banho Completo e/ou parcial na cama ou no duche, higiene oral, cuidados específicos com as unhas e hidratação da pele, massagens de conforto e circulação, posicionamentos, transferências e estimulação da atividade física.

 

 

CONFECÇÃO E DISTIBUIÇÃO DAS REFEIÇÕES

  • Preparação, confeção e entrega da alimentação de acordo com a situação clínica e o plano nutricional.
  • Ementas semanais elaboradas por um nutricionista, garantindo desta forma, uma alimentação adequada às necessidades do cliente.

A área alimentar possui certificação ao nível da Higiene e Segurança Alimentar, baseada na metodologia HACCP.

 

ACOMPANHAMENTO E APOIO NAS REFEIÇÕES

  • Auxílio durante as refeições principais, adequada para caso particular, quer por administração oral ou por sonda. Promovendo informação, formação e sensibilização quer à família, quer ao cliente visando a autonomia no domicílio.

 

HIGIENIZAÇÃO DO DOMICÍLIO

  • Serviço diário, realizado após prestação dos cuidados de higiene pessoal, que inclui tarefas básicas domésticas como arrumação do quarto, limpeza da instalação sanitária e recolha de lixo.

Este serviço é assegurado pela equipa nas situações em que o cliente esteja impossibilitado de garantir esta atividade, ou não tenha suporte familiar

 

TRATAMENTO DE ROUPAS

  • Inclui a recolha, lavagem, engomagem e entrega de roupa de uso pessoal, de cama e atoalhados, semanalmente. Este serviço é realizado na lavandaria da instituição

 

ASSISTÊNCIA NAS DESLOCAÇÕES AO EXTERIOR

  • Acompanhamento em deslocações a hospitais, centros de saúde, consultas e exames médicos e atividades de lazer.

 

AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

  • Deslocação ao exterior para aquisição de bens e serviços, designadamente alimentos, medicação e pagamento de serviços.

 

ADAPTAÇÃO DO LAR

  • Adaptação do espaço físico do cliente visando a eliminação de barreiras arquitetónicas contribuindo para melhorar a mobilidade no seu meio ambiente.

 

APOIO PSICOSSOCIAL

  • Intervenção técnica para avaliar, sinalizar, encaminhar e apoiar na resolução de problemas nomeadamente, direitos sociais, obtenção de subsídios e complementos.

CUIDADOS DE SAÚDE 


 

GESTÃO DA MEDICAÇÃO

  • Levantamento, preparação e toma assistida da medicação

 

ENFERMAGEM

  • Acompanhamento de situações crónicas, avaliações e rastreios de saúde, monitorização e controlo da tensão arterial e glicémia, insulinoterapia. Supervisão e administração de medicamentos e vacinas.
  • Sinalização e encaminhamento para outras estruturas de saúde.

 


OUTROS SERVIÇOS


 

  • Disponibilização de produtos de apoio à funcionalidade e autonomia que melhoram a qualidade de vida do cliente, designadamente camas articuladas, cadeiras de rodas, auxiliares de marcha, ajudas de banho, material de proteção, higiene e incontinência.
  • Formação para cuidadores realizada no domicílio ou na instituição, tendo por objetivo formar o cuidador no que diz respeito aos cuidados de higiene, nutrição e mobilidade, entre outras necessidades sentidas ao nível das atividades de vida diária do cliente e do equilíbrio físico e emocional do cuidador, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar de todos os intervenientes.