Centro de Dia

Atendimento personalizado, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, num ambiente de segurança física e afetiva, em função das especificidades de cada cliente, através de serviços adequados às necessidades biopsicossociais, promovendo a dignidade e o respeito pela história, cultura, espiritualidade e vontades expressas.

Promoção o acesso dos nossos clientes à continuidade da aprendizagem ao longo da vida e o contacto com novas tecnologias úteis a uma inclusão digital consciente e contínua.

 


APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA


 

CUIDADOS DE HIGIENE PESSOAL DE CONFORTO

  • Banho completo e/ou parcial no duche, higiene oral, cuidados específicos com as unhas e hidratação da pele, massagens de conforto e circulação.

 

ALIMENTAÇÃO

  • Preparação, confeção e entrega da alimentação de acordo com a situação clínica e o plano nutricional. Ementas semanais elaboradas por um nutricionista, garantindo desta forma, uma alimentação adequada às necessidades do cliente.
  • Fornecimento do pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.

A área alimentar possui certificação ao nível da Higiene e Segurança Alimentar, baseada na metodologia HACCP.

 

ACOMPANHAMENTO E APOIO NAS REFEIÇÕES

  • Auxílio durante as refeições principais, adequada para caso particular

 

TRATAMENTO DE ROUPAS

  • Inclui a recolha, lavagem, engomagem da roupa de uso pessoal. Este serviço é realizado na lavandaria da instituição

 

ASSISTÊNCIA NAS DESLOCAÇÕES AO EXTERIOR

  • Acompanhamento em deslocações a hospitais, centros de saúde, consultas e exames médicos e atividades de lazer.

 

AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

  • Deslocação ao exterior para aquisição de bens e serviços, designadamente alimentos, medicação e pagamento de serviços.

 

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO E SOCIALIZAÇÃO

  • Atividades diversificadas adequadas à condição física e psíquica do cliente, como atividades físicas, socioculturais, de participação e cidadania, lúdico-recreativas, de motricidade e estimulação cognitiva, de qualidade de vida e bem-estar.

Serviço prestado nas instalações e no exterior.

 

APOIO PSICOSSOCIAL

  • Intervenção do técnico de serviço social para avaliar, sinalizar, encaminhar e apoiar na resolução de problemas nomeadamente, direitos sociais, obtenção de subsídios e complementos.

 


CUIDADOS DE SAÚDE


 

GESTÃO DA MEDICAÇÃO

  • Levantamento, preparação e toma assistida da medicação

 

ENFERMAGEM

  • Acompanhamento, avaliações e rastreios de saúde, monitorização e controlo da tensão arterial e glicémia, insulinoterapia. Supervisão e administração de medicamentos e vacinas.
  • Injetáveis, pensos e outros serviços em função das necessidades do cliente.
  • Sinalização e encaminhamento para outras estruturas de saúde.

 


CUIDADOS DE IMAGEM


 

CABELEIREIRO, MANICURE E PEDICURE

  • Serviços prestados nas instalações da instituição

 


TRANSPORTE


TRANSPORTE DIÁRIO

  • Recolha do cliente a partir das 8h e entrega no domicílio a partir das 17h.

 


OUTROS SERVIÇOS


 

  • Acompanhamento ao exterior sempre que o cliente necessite de estar presente em consultas e/ou realizar exames médicos.
  • Disponibilização de produtos de apoio à funcionalidade e autonomia com vista à melhoria da qualidade de vida do cliente, designadamente camas articuladas, cadeiras de rodas, auxiliares de marcha, ajudas de banho, material de proteção, higiene e incontinência.
  • Formação para cuidadores realizada no domicílio ou na instituição, tendo por objetivo formar o cuidador no que diz respeito aos cuidados de higiene, nutrição e mobilidade, entre outras necessidades sentidas ao nível das atividades de vida diária do cliente e do equilíbrio físico e emocional do cuidador, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar de todos os intervenientes.
  • Articulação com os serviços locais de saúde.

 

 


DEPOIMENTOS