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APOIO DOMICILIÁRIO

SERVIÇO DE APOIO DOMICILIÁRIO

Uma equipa jovem e especializada, que trabalha diariamente para a melhoria da qualidade de vida, saúde, segurança e autoestima dos seus clientes, através da prestação de um vasto conjunto de serviços adequados às necessidades e preferências de cada cliente, que o acompanha 365 dias por ano, em horário alargado, no concelho de Peniche.

APOIO ÀS ATIVIDADES DA VIDA DIÁRIA

CUIDADOS DE HIGIENE PESSOAL DE CONFORTO

Banho completo e/ou parcial na cama ou no duche, higiene oral, cuidados específicos com as unhas e hidratação da pele, massagens de conforto e circulação, posicionamentos, transferências e estimulação da

atividade física.

ALIMENTAÇÃO

Preparação, confeção e entrega da alimentação de acordo com a situação clínica e o plano nutricional. Ementas semanais elaboradas por um nutricionista, garantindo desta forma, uma alimentação adequada às necessidades do cliente.

Fornecimento do pequeno-almoço, almoço, lanche e jantar.

A área alimentar possui certificação ao nível da Higiene e Segurança Alimentar, baseada na metodologia HACCP.

ACOMPANHAMENTO E APOIO NAS REFEIÇÕES

Auxílio durante as refeições adequada para caso particular, quer por administração oral ou por sonda. Promovendo informação, formação e sensibilização quer à família, quer ao cliente visando a autonomia no domicílio.

HIGIENIZAÇÃO DO DOMICÍLIO

Serviço diário, realizado após prestação dos cuidados de higiene pessoal, que inclui tarefas básicas domésticas como arrumação do quarto, limpeza da instalação sanitária e recolha de lixo. Este serviço é assegurado pela equipa nas situações em que o cliente esteja impossibilitado de garantir esta atividade, ou não tenha suporte familiar.

TRATAMENTO DE ROUPAS

Inclui a recolha, lavagem, engomagem e entrega de roupa de uso pessoal, de cama e atoalhados, semanalmente. Este

serviço é realizado na lavandaria da instituição .

ASSISTÊNCIA NAS DESLOCAÇÕES AO EXTERIOR

Acompanhamento em deslocações a hospitais, centros de saúde, consultas e exames médicos e atividades de lazer.


AQUISIÇÃO DE BENS E SERVIÇOS

Deslocação ao exterior para aquisição de bens e serviços, designadamente alimentos, medicação e pagamento de serviços.


ADAPATAÇÃO DO LAR

Adaptação do espaço físico do cliente visando a eliminação de barreiras arquitetónicas contribuindo para melhorar a mobilidade no seu meio ambiente.


APOIO PSICOSSOCIAL

Intervenção do técnico de serviço social para avaliar, sinalizar, encaminhar e apoiar na resolução de problemas nomeadamente, direitos sociais, obtenção de subsídios e complementos.

CUIDADOS DE SAÚDE

GESTÃO DA MEDICAÇÃO

Levantamento, preparação e toma assistida da medicação.

ENFERMAGEM

Acompanhamento de situações crónicas, avaliações e rastreios de saúde, monitorização e controlo da tensão arterial e glicémia, insulinoterapia. Supervisão e administração de medicamentos e vacinas.

Sinalização e encaminhamento para outras estruturas de saúde.

OUTROS SERVIÇOS

Disponibilização de produtos de apoio à funcionalidade e autonomia que melhoram a qualidade de vida do cliente,

designadamente camas articuladas, cadeiras de rodas, auxiliares de marcha, ajudas de banho, material de proteção, higiene e incontinência.

 

Formação para cuidadores realizada no domicílio ou na instituição, tendo por objetivo formar o cuidador no que diz

respeito aos cuidados de higiene, nutrição e mobilidade, entre outras necessidades sentidas ao nível das atividades de vida diária do cliente e do equilíbrio físico e emocional do cuidador, promovendo a qualidade de vida e o bem-estar de todos os intervenientes.


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